quinta-feira, 29 de julho de 2010

O Caminho dos Reis


Montagem

O foco inicial foi o de montar um trabalho para participar do Festival de Teatro promovido pela Secretaria de Estado da Educação.

Buscou-se no principio um texto pronto, de autor consagrado, mas em razão do elevado número de participantes (56 no inicio) não foi possível o que se levou a optar pela utilização de um texto de criação própria. Foi, por essa razão, escrito “O Caminho dos Reis”.

Texto

Foi criado baseado nas figuras bíblicas dos Três Magos. “O Caminho dos Reis” é o percurso fictício da trajetória desses Três Reis Magos do Oriente até o momento em que encontram o Salvador, Jesus.

Nesse trajeto, junto com seus pajens, ponteado por menções da cultura popular, eles vão encontrando personagens, como os Pastores, as Senhoras da Casa, as Mães e, em suas falas, traçam um paralelo que nos remetem a situações atuais. Eles conhecem Herodes em seu palácio e, após prometer-lhe que o avisariam, tão logo descobrissem, onde está o Prometido Rei dos Judeus, partem. Porem, alertados por quatro anjos, os magos fogem sem avisar Herodes deixando-o furioso. Na sua ira ele manda matar todos os meninos de Belém e seus arredores.

A peça termina no encontro dos Magos na manjedoura onde está o Jesus Menino cercado por pastores, anjos, etc.

Figurino


O figurino, extremamente alegórico e colorido com detalhes típicos da cultura regional, foi construído a partir de reaproveitamento de materiais. Utilizou-se desde roupas em desuso até redes e cortinas velhas, de sucata diversa de tapeçaria a garrafas plásticas, de bonés de propaganda a tampas e garrafas plásticas de embalagem, de sucatas de lojas de decoração e malharias a pequenas doações de materiais fora de uso feitas por amigos e simpatizantes. Para os adereços, mantendo a mesma filosofia de construção, foram utilizadas calotas velhas de veículos, cabos de vassoura, capacetes de segurança em desuso, etc.

Maquiagem

A base foi, na maioria das personagens, de fundo branco para evidenciar o desenho dos traços que as caracterizam realizados com material de pintura convencional.


Iluminação


O espetáculo, criado para ser apresentado em palco italiano, se utiliza da iluminação usual de teatros, buscando evidenciar a encenação com focos, corredores e gerais montadas com spots convencionais.

Sonoplastia

Montada com som mecânico baseada em música regional e cantigas entoadas pelo próprio elenco que pontua as cenas.


Ficha Técnica

Espetáculo O Caminho dos Reis

Diretor e Autor Alberto Santiago

Assistente de Direção Odair Alves

Produção A. Santiago, O. Alves e Maria A. Pereira

Figurino e Adereços A. Santiago, O. Alves

Sonoplastia A. Santiago, O. Alves

Iluminação A. Santiago

Maquiagem A. Santiago

Preparação Corporal Alessandra Rodrigues

Preparação Musical O. Alves

Fotografia O. Alves

Elenco

Alex Alves Amanda Ramos Ana Clara Pedrosa

Ana Julia Garcia Ana Paula Assis Bruno Pena

Camila Benjamim Camila Salgado Deyse França

Ellen Mathias Evelyn Fernanda Hérika Francis

Jéssica Gonçalves Joselaine de Souza Laís Silvério

Lunara Andrade Mariana Regina Sofia Cunha

Nayára Cinachi Pâmela Costa Pâmela Ribeiro

Paola Costa Paula Garcia Paulo Adriano

Quetsia Vitorino Rafaela Soto Renan Teixeira

Sylvana Moreira Tássia Horta Thamara Lopes

Thiago Sabóia

Nenhum comentário:

Postar um comentário