quinta-feira, 29 de julho de 2010

O Parque Radiante da Floresta Luminosa


História

Como no ano anterior, em janeiro de 2005, realizou-se a oficina para a nova montagem do, então, Grupo Teatryonne. A escolha do texto aconteceu durante o processo. Foi escolhido, então, “O Parque Radiante da Floresta Luminosa”, adaptação livre de Alberto Santiago do livro de Jorge Amado, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”


Concepção

Como contraponto aos primeiros trabalhos (o primeiro baseado em cultura popular e o segundo na música erudita, uma ópera de Mozart) resolveu-se mostrar um outro lado da arte teatral: o teatro infanto-juvenil.

O espetáculo foi criado para ser apresentado em palco italiano.

Como nas montagens anteriores, figurino e adereços foram bastante alegóricos e construídos a partir de reaproveitamento de materiais, característica já firmada pelo grupo.

Texto

Foi escrito logo após o conhecimento da história que tinha sido contada verbalmente, porem antes da leitura da obra escrita por Jorge Amado. Isso ocasionou a criação de uma adaptação feita de uma forma bastante livre em relação ao original.

A grande maioria das personagens foi criada com o nome de “Bicho” para dar margem a que cada ator descobrisse e criasse o seu próprio animal personagem.

Sinopse

É a história de Mamau um gato que, por ser preguiçoso e auto-suficiente e não se defender, é conhecido no Parque Radiante como perverso causador de grandes malefícios aos habitantes da floresta. Os crimes, na verdade, são realizados por Cascana, uma cobra maldosa que, expulsa da Floresta Luminosa por Mamau, busca ajuda do Deus Negro na Floresta Escura. Este envia uma Ninfa Negra, Elizabete, transformada numa sabiá, para seduzir Mamau. Mamau se apaixona por Elizabete. Ao sentir que o seu romance é impossível ele morre. Cascana retorna ao Parque Radiante e às suas maldades. Os bichos, vendo quem era o verdadeiro vilão, não concordam com esse final para a estória. Mamau, então retorna da sua morte e expulsa Cascana novamente. Elizabete também retorna e confessa sua falta e o seu amor por Mamau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário